A PCH Salto Cafesoca se aproxima da reta final. Esse empreendimento, idealizado para fornecer energia elétrica aos municípios de Oiapoque e Clevelândia do Norte, utiliza a própria vazão do rio, sem a necessidade de construir barragens ou represar o rio modificando seu curso natural.
Conforme informado nas reuniões realizadas em maio de 2024 nas comunidades de Prainha I, Prainha II, Vila Brasil e Ilhabela, durante a construção da PCH foi necessário realizar um desvio temporário do Rio Oiapoque para que os trabalhadores pudessem atuar em um ambiente seco de forma segura.
Com o avanço das obras, chegou o momento de remover a estrutura temporária que impedia a entrada de água no local (ensecadeira). Essa é uma etapa importante que será realizada com extremo cuidado e compromisso com a segurança da comunidade e do meio ambiente.
O Promontório passará por um processo de suavização nas rampas de acesso, além da construção de um caminho seguro com material granular e plantio de mudas. O resultado esperado pode ser conferido no vídeo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=BPIK8R0TpT4
É importante ressaltar que durante este processo, o acesso a área pode ser alterado temporariamente, sempre que necessário, essas mudanças serão comunicadas com antecedência.
Além disso, durante o processo de desmobilização alguns cuidados extras deverão ser adotados: não acesse áreas isoladas, fique atento ao tráfego de veículos de grande porte e respeite a orientação dos sinaleiros.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Canal de Relacionamento da Voltalia, por Whatsapp através do número (84) 98158-6148.