A Importância da Passagem de Fauna: Conectando Ecossistemas

voltar
Programa de Instalação e Monitoramento das Passagens de Fauna

A abertura de estradas pode aumentar o risco de atropelamento de animais silvestres que vivem naquele local. Para mitigar este problema, são construídas passagens de fauna (animais) em rodovias e estradas movimentadas. Essas passagens desempenham um papel fundamental na preservação da vida silvestre e da vida humana, evitando danos físicos e materiais.

As passagens de fauna (animais) podem assumir diversas formas, desde túneis subterrâneos até caminhos elevados, conhecidos como passagens de fauna aéreas, ou simplesmente áreas de vegetação que estejam conectadas ao longo das rodovias. O objetivo principal é garantir que os animais se desloquem livremente, fazendo com que a vida humana e animal se integre de forma saudável. No caso da PCH Salto Cafesoca, a implementação das passagens de fauna (animais) inclui tanto a forma terrestre quanto aérea.

O monitoramento/acompanhamento é feito com auxílio do equipamento de câmeras fotográficas, conhecidas como câmeras-trap, acionadas por movimento, que registram o uso da passagem pelos animais. Dentre os registros coletados, foram observados tatu-canastra, paca, jaguatirica, tamanduá-mirim, gambá e cutia, evidenciando a importância dessas estruturas para a vida selvagem local. O monitoramento contínuo é fundamental para avaliar a eficácia dessas medidas e fazer ajustes conforme necessário, ajudando na preservação dos animais e da floresta.

Esta medida reforça o compromisso ambiental ao conservar a diversidade local e saúde dos ecossistemas. Vamos continuar essa jornada, uma pegada de cada vez!

Quer saber mais? Entre em contato conosco através do nosso canal de relacionamento clicando aqui: Fale Conosco